Como professores, sabemos que não é fácil preparar um plano de aula. Levamos horas planejando, pesquisando e pensando como tudo deve fluir. Sabemos que nem sempre tudo funciona como queremos. Quando chegamos à sala de aula, quase sempre somos surpreendidos com alguma pergunta: “professora, o que significa isso ou aquilo?” Somos vistos nestas situações como um “dicionário” que deve ser consultado sempre que houver uma dúvida, e esta deve ser respondida de prontidão.
Quando não soubermos responder, que sejamos sinceros em assumir nosso ponto de vista e, em outro momento, trazer a dúvida respondida. Como professores, vamos descobrindo e lidando com essas situações. Não aprendemos isso sozinhos e nem de um dia para outro.
Não sei de tudo e não quero saber, pois desta forma tomo consciência de que sou capaz de aprender coisas novas e que o novo será transmitido aos meus alunos. A troca de conhecimento é uma via de mão dupla. Sei que esta troca estará sempre funcionando, por isso nunca saberei de tudo.
Planejar uma aula é muito importante, mas acima de tudo temos que observar se o ambiente de sala condiz com o seu planejamento. Observe, ouça e aprenda, não fazemos tudo sozinhos, somos conduzidos por muitas dúvidas e principalmente pela troca de conhecimento.
Quando não soubermos responder, que sejamos sinceros em assumir nosso ponto de vista e, em outro momento, trazer a dúvida respondida. Como professores, vamos descobrindo e lidando com essas situações. Não aprendemos isso sozinhos e nem de um dia para outro.
Não sei de tudo e não quero saber, pois desta forma tomo consciência de que sou capaz de aprender coisas novas e que o novo será transmitido aos meus alunos. A troca de conhecimento é uma via de mão dupla. Sei que esta troca estará sempre funcionando, por isso nunca saberei de tudo.
Planejar uma aula é muito importante, mas acima de tudo temos que observar se o ambiente de sala condiz com o seu planejamento. Observe, ouça e aprenda, não fazemos tudo sozinhos, somos conduzidos por muitas dúvidas e principalmente pela troca de conhecimento.
Encerramento da turma básico 1, em 2012 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário