segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Além da sala de aula

Quando iniciamos uma nova turma, criamos várias expectativas em relação a nossos alunos e eles em relação a nós. Bem, acho que ambos os lados são surpreendidos, pois conclusões primárias são desfeitas e, com o passar dos dias, vamos descobrindo que nem tudo é o que parece.
Cada turma tem um aspecto próprio, um jeito particular que é definido pelos estudantes que lá estão. Não devemos generalizar, ou seja, não devemos pensar que o plano de aula preparado para uma turma específica irá funcionar com as demais. Talvez algo seja reaproveitado, mas nunca igual a antes.
Conhecer a turma é uma proposta interessante, pois deste modo, não só encontraremos dúvidas generalizadas, mas também encontraremos dificuldades particulares. Cada aluno tem suas limitações e cada um se expressa de uma maneira diferente. É por meio dessas diferentes expressões que vamos reconhecendo qualidades maravilhosas que até aquele momento estavam ocultas em um lugar próprio, no interior de cada pessoa. Isso significa que, a depender do desenvolvimento das aulas, as habilidades dos alunos vão se revelando, juntamente com suas dúvidas.
São habilidades fantásticas que nos levam a descobrir “escritores”, “poetas”, histórias, talentos, vencedores, amigos e principalmente união. Isso mesmo, união.
Quando amamos o que fazemos e quando fazemos de coração, esse sentimento ultrapassa os limites de uma sala de aula. Descobriremos que ensinar e aprender são termos que caminham juntos. A partir daí, a turma que antes era de um jeito próprio, passa a ser uma única turma com o mesmo objetivo, isto é, aprender a língua espanhola.


Alunos que participaram de atividades práticas sobre cultura espanhola

Encerramento da turma básico 3, em 2013.2

Um comentário:

  1. Simplesmente lindo! Poder participar dessa experiência e aprender com o seu aprendizado foi e será uma satisfação sem tamanho! Parabéns maestra! :)

    ResponderExcluir