Considerada a cidade mais antiga do Uruguai, ‘Colonia del Sacramiento’ foi fundada em 22 de janeiro de 1680, por Manuel Lobo, então Governador da Capitania Real do Rio de janeiro no Brasil. Estando a 177 km de Montevidéu, capital do Uruguai, Colônia recebe milhares de visitantes por ano e faz parte do Centro Histórico, reconhecido pela UNESCO em 1995 como Patrimônio da Humanidade.
Mesmo fundada pelo português Manoel, o local passou ao domínio espanhol várias vezes até à Declaração de Independência, em 1825. Todos os conflitos colaboraram para que a cidade abrigasse diversos estilos arquitetônicos que compõem as ruas de pedras, o antigo Portão de Campo, os casarões coloniais, o farol, os museus, a Basílica do Santíssimo Sacramento e, claro, os muitos detalhes espalhados por toda a cidade.
Caminhando pelas ruas de Colônia, vemos cenários charmosos e curiosos, como ‘La calle de los suspiros’, a mais romântica e emblemática Rua de Colônia, os mais lindos e antigos carros circulando, os restaurantes charmosos e peculiares com suas decorações inusitadas, casas conservadas e cheias de charme, lamparinas e cerâmicas que deixam o lugar ainda mais bonito, além de muitas curiosidades que fazem desse lugar um encanto.
A localização da cidade é uma atração à parte, uma vez que se encontra entre dois países, dividida pelo ‘Rio de la Plata’. Estando na Argentina, a viagem até Colônia leva mais ou menos uma hora, partindo de barco de Buenos Aires pelo ‘Puerto Madero’. Por sua vez, estando em Montevidéu e partindo do terminal rodoviário “Tres Cruces”, a viagem até Colônia leva aproximadamente duas horas. Muitos turistas aproveitam essa proximidade para conhecer os dois países.
O passeio por Colônia é uma verdadeira aula de história: as casas da época portuguesa caracterizam-se pelas paredes de pedra maciça e pelos telhados de duas ou quatro águas, enquanto que as do período espanhol são de tijolos e têm tetos planos, além disso, os espaços urbanos e toda a história da cidade podem ser explorados nos vários museus existentes na zona antiga.
Andando um pouco, aproveite para conhecer as lojinhas de artesanato espalhadas pela cidade. Outro atrativo interessante é o farol, construído em 1845. Do alto dele você terá uma visão geral e privilegiada de praticamente todo o centro histórico e também do ‘Rio de la Plata’, um espetáculo de beleza e tranquilidade.
Um dia só é muito pouco para conhecer Colônia, porém aproveite para apreciar o pôr do sol em um lindo fim de tarde e faça um passeio à noite nas lindas praças para conhecer um pouco mais da cultura e das curiosidades do lugar. Não se esqueça de saborear os deliciosos cafés e a gastronomia de ‘Colonia del Sacramiento’.
"Colonia del Sacramiento", visão do Farol. |
"Colonia del Sacramiento", visão do Farol. |
"Portão de Campo" |
"Calle de los suspiros" |
"Calle de los suspiros" |
"Pôr do sol" |
"Rio de la Plata" |
Nenhum comentário:
Postar um comentário