quarta-feira, 17 de junho de 2015

A gastronomia do Uruguai

A culinária uruguaia possui grande influência da culinária italiana e espanhola, nesta mistura rica e diferenciada, vamos provando e aprovando deliciosos pratos. Para quem já visitou o país deve ter pensando: aqui é o lugar das carnes, do famoso “asado”, do delicioso “dulce de leche” e claro dos “alfajores”.

Sem dúvida a carne vem em primeiro lugar na alimentação deste pequeno país, sabemos que a criação de gado é a atividade predominante no Uruguai. Diferentemente do Brasil, o churrasco “asado uruguayo” é preparado na lenha, sobre a “parilla” (um utensílio de ferro onde se assa a carne) que deixa um aspecto defumado e muito saboroso. Outro item gastronômico muito apreciado é o “chorizo”, que se parece muito a linguiça brasileira. O lugar ideal para provar diferentes tipos de carnes e vinhos é o “Mercado del Puerto”, que se encontra na “Ciudad Vieja”.

Na “Ciudad Vieja”, encontramos vários restaurantes. Alguns mantêm os traços tradicionais da cultura e do povo uruguaio. É o caso do “Primuseum”, um restaurante tradicional nos detalhes e na música. A comida varia de acordo com seu gosto e seu bolso, mas lembrando de que sempre estão presentes a carne e o vinho. Outro lugar bastante conhecido é o famoso “Café Brasileiro”. Trata-se de um café histórico de Montevidéu, um lugar com linda decoração e bom atendimento. Além disso, é frequentado por jornalistas e escritores, como: O eterno Eduardo Galeano.

Lugares lindos e charmosos para passar a tarde e tomar um delicioso café não faltam por aqui. O clima do Uruguai e em especial da capital Montevidéu te convida a todo instante para uma xícara de café ou um delicioso chocolate quente. No Bairro Punta Carretas, encontramos lindas cafeterias, entre elas: “Havanna”. Um charmoso lugar para encontrar amigos e passar a tarde. O ambiente é acolhedor e o cardápio variado, são tantos tipos de cafés e chocolates quentes que provar um só é pouco.

No dia a dia o cardápio uruguaio é variado, além do churrasco, outro prato apreciado pelos uruguaios é o famoso “pancho” e a “milanesa”. O pancho nada mais é que uma salsicha escaldada e servida com pão e molhos, se assemelha ao “hot dog” ou “cachorro quente”. Já a milanesa é um prato comum, tanto pode ser de carne ou frutos do mar. Encontramos com facilidade nos supermercados (Tata, Disco e Tienda Ingleza) e em restaurantes. Para quem não gosta da comida pronta e prefere preparar sua própria comida, vamos observando que muitos dos itens presentes nos supermercados, como alimentos, frutas, verduras, produtos de higiene  etc, vêm do Brasil e da Argentina. Os preços, em geral, são mais caros que em nosso território brasileiro.

Os uruguaios apreciam as massas, desde macarrão as pizzas. Um prato conhecido e apreciado é a tal da “torta frita”. Trata-se de uma massa de farinha de trigo, cozida com azeite ou manteiga e pode ser tanto doce como salgada. Não me pareceu tão saborosa, mas recomendo que provem, afinal, só sabemos do gosto se provamos.

Outro prato muito apreciado, principalmente no inverno, é o famoso “guiso”, trata-se de um prato quente e muito rico e seu preparo vai acompanhado de verduras, arroz, carnes, etc. Depois de tantas massas, não poderia deixar de falar do famoso “dulce de leite” e o “alfajor”. Afinal, quem, depois de uma visita a este país, não levou na bagagem estes itens de riquíssimo sabor? O doce de leite é mais escuro que os normalmente encontrados no Brasil, é também a base das mais variadas sobremesas “postres” uruguaias. Já os “alfajores” são uma delícia. Com consistência cremosa, encontramos alfajores recheados de doce de leite e chocolate.

Para quem gosta do vinho, aqui, também tem suas variedades. Não sou conhecedora do assunto, mas recomendo uma visita às “bodegas del Uruguay” ou uma visita aos vinheiros que estão localizados ao norte da capital Montevidéu, onde encontram-se as grandes plantações de uva. Além do vinho, não poderia deixar de falar do famoso “mate”. O mate uruguaio é amargo, mas também podemos encontrar o mate doce que se parece ao “chimarrão”, bebida típica do Sul do Brasil.

Para quem não tem costume de sair do cardápio e prefere não arriscar, pois teme um mal-estar, aqui também encontramos “McDonald`s, Subway e Burger King”. Lanchonetes com comidas rápidas e apreço mundial. Sim, aqui também tem Coca-cola, aliás, é uma bebida bastante apreciada. No geral, a gastronomia uruguaia é muito rica. Recomendo a visita e, claro, que provem o famoso “asado” e levem na bagagem os deliciosos “alfajores”.

"Café Brasilero"
"Havanna Café"
"Supermercados"
"Mate, Torta frita e Chorizo"
"Alfajores e Dulce de leche"

terça-feira, 2 de junho de 2015

Compras em Montevidéu

Montevidéu tem vários shoppings, galerias e algumas feiras interessantes. Viajar à capital do Uruguai é uma ótima oportunidade para aprender novos costumes e também fazer compras. Os preços, em geral, são parecidos com os do Brasil, mas sempre há possibilidades de encontrar boas ofertas.

Meu passeio de compras começa na Avenida 18 de Julio. Aqui vamos encontrar uma grande variedade de lojas e galerias. Toda a avenida é comercial, há lojas de roupas, calçados, eletroeletrônicos, bancos (Santander e Itaú), casas de câmbios, restaurantes, lanchonetes, supermercados, etc. As lojas consideradas de ótima qualidade são: Daniel Cassin, Parisien, Indian, Espacio b.a e Lolita. Em geral, os preços não são tão caros, mas podemos encontrar outras lojas com preços mais em conta e também de boa qualidade.

Para quem gosta de um pouco mais de tranquilidade e conforto, os shoppings são uma boa opção. Aqui em Montevidéu conheci os shoppings: Montevidéu Shopping, Punta Carretas e Tres Cruces. Neles há uma grande variedade de lojas de roupas e calçados, além de praças de alimentação, supermercado, agências bancárias, farmácias e cinema. Como em qualquer shopping, há as lojas de marcas e as lojas mais populares. Entre uma loja e outra vamos encontrando algumas marcas que temos no Brasil, como: Hering, Lolita, Adidas, Puma, Polo R. L, Zara, Levi`s, entre outras.

Para quem quer economizar nos preços, as tradicionais feiras são uma ótima opção. Por aqui, conheci a “Feira do Parque Rodó” e a “Feira Tristán Narvaja”. A Feira do Parque Rodó está localizada próximo à Rambla e acontece todos os domingos. Nela, há grande variedade de produtos, que vão desde roupas, sapatos, bolsas, acessórios, mates, luminárias, livros, etc. Os preços são mais em conta, se comparados aos das lojas do centro e às dos shoppings.

Já a Feira Tristán Narvaja está localizada na Avenida 18 de Julio e também acontece todos os domingos. Dizem que é o lugar onde encontramos de tudo um pouco, são coisas que estamos buscando e outras que nunca pensamos ou necessitamos comprar. As barracas estão expostas no meio da rua ou em calçadas e os produtos são variados, como: frutas, verduras, flores, sapatos, livros, móveis, mates, quadros, peças de carro, artigos para o lar, entre outros. Tanto a Feira do Parque Rodó, como a Feira Tristán Narvaja acontecem ao ar livre, não oferecem conforto e devemos estar preparados para caminhar. As feiras não são um dos pontos turísticos mais visitados, porém vale muito a pena em se tratando de variedades e economia. 

Fazer compras em Montevidéu tem suas vantagens, pois vamos encontrar lindos produtos. O país oferece um clima vantajoso para roupas de frio, o que o torna charmoso. As lojas são uma atração à parte, sempre bem decoradas e chamativas. O restrito e o popular fazem parte do bolso e da economia de cada um. Porém, essa não é a principal característica do Uruguai. 

"Shopping Punta Carretas"
"Montevideo Shopping"
"Shopping Tres Cruces"
"Lojas de roupas, calçados e acessórios"

"Feira Parque Rodó"
"Agências Bancárias" 
"Restaurante e lanchonetes"
"Galerias"