sábado, 28 de fevereiro de 2015

Quem é Pepe Mujica?

Neste próximo domingo (1° de março), José Alberto Mujica Cordano, ou simplesmente Pepe Mujica, deixará de ser o presidente do Uruguai, passando o cargo para seu sucessor Tabaré Vázquez, eleito em novembro de 2014. Pepe Mujica ficou conhecido internacionalmente por sua simplicidade, mostrando para o mundo uma forma simples de viver, apesar de estar à frente de um país.

Ao assumir como presidente da República em 2010, ao invés de se mudar para a residência presidencial, preferiu permanecer em sua casa, localizada na zona rural de Montevidéu. Recusou os luxos do palácio e também ter um “cortejo motorizado”, preferindo dirigir seu próprio carro, um fusca de 1978.


Mujica não parou de surpreender o povo uruguaio e o mundo: todo mês o presidente doa 90% de seu salário para ONGs e pessoas carentes. Pepe recebe 12.500 dólares mensais e, deste salário, fica apenas com cerca de R$ 2.800,00. Segundo ele, é o suficiente para se manter. “Este dinheiro me basta, e tem que bastar porque há outros uruguaios que vivem com bem menos”, diz o presidente.


Taxado como “o presidente mais pobre do mundo”, ele também refutou o rótulo: “Uma pessoa pobre não é aquela que tem pouco, mas aquela que precisa sempre de mais, e mais, e mais. Eu não vivo na pobreza, vivo com simplicidade. Necessito de poucas coisas para viver”.


Mesmo recebendo diversas críticas, legalizou e regularizou o uso da maconha, o que para ele é a melhor forma de combater o tráfico. “Em nenhuma parte do mundo a repressão ao consumo de drogas trouxe resultados. É hora de tentar algo diferente”, disse Mujica. Como também legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Segundo ele, legalizar o casamento homossexual é simplesmente reconhecer a realidade.


Com opiniões contundentes sobre assuntos que iam da política aos esportes, economia, sociedade e direitos individuais, apoiou a legalização do aborto no país, reduziu a taxa da pobreza de 40% para 10,5% e tantos outros feitos que o 
tornaram tão querido e admirado pelo povo uruguaio. 

Qualquer que fosse a audiência, ele falava espontaneamente e com uma sinceridade que ficava difícil não amá-lo. Quebrava o protocolo e não disfarçava seu jeito simples de ser, porque mostrava que, mesmo ocupando o cargo de maior importância do país, ele ainda é “gente como a gente”.


Sem dúvida o povo uruguaio sentirá saudades de seu presidente Pepe Mujica.

Residência de Pepe Mujica:
 Sua cadela (cor preta) chamada Manoela tem apenas três patas.
Seu fusca azul de 1978:
Se tornou objeto de desejo de xeques àrabes, que ofereceram R$ 2,5 milhões pelo carro e, receberam um "não" de Pepe.
Em uma reunião sobre economia: Aparece usando sandálias.
A banda Aerosmith lhe deu uma guitarra autografada de presente:
Pepe leiloou a guitarra e com o dinheiro arrecado, construiu habitações.
Na fila de um hospital público: "Gente como a gente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário