sábado, 28 de fevereiro de 2015

Quem é Pepe Mujica?

Neste próximo domingo (1° de março), José Alberto Mujica Cordano, ou simplesmente Pepe Mujica, deixará de ser o presidente do Uruguai, passando o cargo para seu sucessor Tabaré Vázquez, eleito em novembro de 2014. Pepe Mujica ficou conhecido internacionalmente por sua simplicidade, mostrando para o mundo uma forma simples de viver, apesar de estar à frente de um país.

Ao assumir como presidente da República em 2010, ao invés de se mudar para a residência presidencial, preferiu permanecer em sua casa, localizada na zona rural de Montevidéu. Recusou os luxos do palácio e também ter um “cortejo motorizado”, preferindo dirigir seu próprio carro, um fusca de 1978.


Mujica não parou de surpreender o povo uruguaio e o mundo: todo mês o presidente doa 90% de seu salário para ONGs e pessoas carentes. Pepe recebe 12.500 dólares mensais e, deste salário, fica apenas com cerca de R$ 2.800,00. Segundo ele, é o suficiente para se manter. “Este dinheiro me basta, e tem que bastar porque há outros uruguaios que vivem com bem menos”, diz o presidente.


Taxado como “o presidente mais pobre do mundo”, ele também refutou o rótulo: “Uma pessoa pobre não é aquela que tem pouco, mas aquela que precisa sempre de mais, e mais, e mais. Eu não vivo na pobreza, vivo com simplicidade. Necessito de poucas coisas para viver”.


Mesmo recebendo diversas críticas, legalizou e regularizou o uso da maconha, o que para ele é a melhor forma de combater o tráfico. “Em nenhuma parte do mundo a repressão ao consumo de drogas trouxe resultados. É hora de tentar algo diferente”, disse Mujica. Como também legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Segundo ele, legalizar o casamento homossexual é simplesmente reconhecer a realidade.


Com opiniões contundentes sobre assuntos que iam da política aos esportes, economia, sociedade e direitos individuais, apoiou a legalização do aborto no país, reduziu a taxa da pobreza de 40% para 10,5% e tantos outros feitos que o 
tornaram tão querido e admirado pelo povo uruguaio. 

Qualquer que fosse a audiência, ele falava espontaneamente e com uma sinceridade que ficava difícil não amá-lo. Quebrava o protocolo e não disfarçava seu jeito simples de ser, porque mostrava que, mesmo ocupando o cargo de maior importância do país, ele ainda é “gente como a gente”.


Sem dúvida o povo uruguaio sentirá saudades de seu presidente Pepe Mujica.

Residência de Pepe Mujica:
 Sua cadela (cor preta) chamada Manoela tem apenas três patas.
Seu fusca azul de 1978:
Se tornou objeto de desejo de xeques àrabes, que ofereceram R$ 2,5 milhões pelo carro e, receberam um "não" de Pepe.
Em uma reunião sobre economia: Aparece usando sandálias.
A banda Aerosmith lhe deu uma guitarra autografada de presente:
Pepe leiloou a guitarra e com o dinheiro arrecado, construiu habitações.
Na fila de um hospital público: "Gente como a gente".

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Costumes Uruguaios

Conhecer outro país significa conhecer sua cultura, seus costumes e principalmente sua gente. Aqui no Uruguai não seria diferente, pois a convivência com os uruguaios tem me ensinado muitas coisas interessantes.

Com o passar dos dias, vamos descobrindo que brasileiros e uruguaios são diferentes em muitas coisas. Embora sejamos países vizinhos, possuímos nossas particularidades. Aqui, beber mate faz parte da tradição. Se caminhar pelas ruas no Uruguai, não vá estranhar ao ver alguém carregando uma maleta com seu kit “termo, mate e yerba’” a qualquer hora do dia.

Em uma conversa e outra descobrimos que a diferença entre nós não está presente apenas no idioma, e sim em nossas atitudes que vão de uma saudação até os pequenos detalhes do dia a dia. Aqui, a saudação é realizada de uma certa distância e com um beijo. Com o passar do tempo e do grau da amizade, recebemos um abraço. Isso não significa que são estranhos ou frios, ao contrário, consideram um respeito. 

Ao povo uruguaio me admira a educação e o respeito com o outro. Não se surpreenda com “gracias” ou melhor “obrigado/a” para tudo que fazemos. Acredito que a simplicidade do povo uruguaio é apenas um dos reflexos da humildade de seu presidente chamado José Mujica ou simplesmente Pepe Mujica.

Pepe Mujica é conhecido por sua humildade, pois leva uma vida simples, apesar de seu cargo e importância no país. Tudo isso me surpreende, pois as pessoas falam de seu presidente como se fosse seu amigo, vizinho ou um parente.

Viva Uruguai!
Kit
Pepe Mujica em sua casa: portalvallenato.net

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Intercâmbio no Uruguai

Entendo que existem diversas formas de se aprender um novo idioma, entendo também que a sala de aula não é o único lugar onde podemos adquirir conhecimento. Pensando assim, tomei a liberdade de relatar minha experiência como estudante de intercâmbio em um país de língua espanhola, neste caso, me refiro ao Uruguai.

Ao chegar no Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevidéu, tive a primeira oportunidade de pôr em pratica meu espanhol. “Bienvenidos a Uruguay”, falou a comissária de bordo. Como aluna de língua estrangeira, aprendi sobre os conteúdos gramaticais, sobre as variações do idioma e também como me fazer entender em outra língua.

Ao desembarcar em terras uruguaias, percebi que só o conhecimento gramatical não é suficiente para se fazer entender, pois situações do dia a dia nem sempre estão presentes nos livros. Daí por diante, fui me dando conta de que o meu português ficou em solo brasileiro e que eu estava em contato com o espanhol.
 
Tenho plena convicção de que a aprendizagem é algo contínuo, e ainda que estudássemos todos os dias, jamais saberíamos de tudo. Esta experiência como intercambista será, sem dúvida, uma grande aprendizagem, pois não estou apenas diante do idioma e, sim, da cultura, dos costumes e principalmente da história do país.

Assim, acredito que mais do que saber falar, devemos aprender a respeitar outras culturas, outros costumes e também a dar valor ao nosso país. Com isso, começo meu intercâmbio no Uruguai.

“Bienvenidos nenas y varones”

Intercâmbio Brasil X Uruguai

"Embarque"