Bem, acho que
estamos diante de uma situação comum para muitos professores de língua
estrangeira. “Para que estudar espanhol se não vou à Espanha”, lamentável
pensamento de alunos do ensino médio. Quando estudante, não tive a oportunidade
de conhecer outro idioma, seja inglês ou mesmo espanhol. Esta oportunidade me
surgiu após haver terminado meu período escolar. Hoje, como professora de
língua espanhola, lamento que este dizer se torne tão comum para estudantes que
estão em fase final do período escolar e prestes a ingressar no ensino
superior. Não precisamos estudar um idioma apenas porque vamos à Espanha ou
estudar inglês porque vamos à Inglaterra. Estudar uma língua estrangeira é mais
que falar o idioma, pois nos é apresentada outra cultura, outro modo de viver,
uma história, um povo, outro mundo. Muito do que ouvimos, vemos e falamos não
sabemos a origem. Somos condicionados a aceitar sem questionar e usar sem saber
seu significado. No nosso dia a dia vamos ao SHOPPING, comemos SANDUICHE, atualizamos
o FACEBOOK, conversamos no WHATSAPP, damos PLAY, bebemos TEQUILA, dançamos um
TANGO e ouvimos SHAKIRA. Se usamos sem saber, muito pouco saberemos sobre o mundo.
A falta de interesse dos alunos não é apenas pelo espanhol, mas pelas disciplinas de forma geral. Existe uma apatia generalizada nas salas de aula, em que o único objetivo é a nota na prova e nada mais. São poucos (pode-se contar nos dedos de uma única mão em cada sala de aula) que têm interesses que vão além das provas.
ResponderExcluir