quarta-feira, 5 de março de 2014

Parcerias que dão certo

Descobrimos que transmitir conhecimento nos torna pessoas melhores, isso mesmo, melhores. Quando temos um dom e não o transmitimos, ele deixa de ser algo especial. Assim ocorre com o conhecimento: não adianta possuir se você não consegue compartilhar. Para executá-lo, as parcerias com pessoas que buscam os mesmos objetivos são essenciais. Quando isso ocorre, não aprendemos apenas para nós, mas sim para transmitir aos demais, neste caso, nossos alunos.
Através do Projeto Casas de Cultura no Campus (PCCC), tive a oportunidade de realizar juntamente com outros colegas um sonho. Era a realização de algo que pudesse ser compartilhado com nossos alunos. Em uma conversa, surge o “ I Sarao”, um evento que tinha entre outros objetivos transmitir o conhecimento dos estudantes e que pudesse acolher toda a comunidade acadêmica em um lugar único, ou seja, o “mundo” dos falantes de espanhol.
Foram dois dias de muita interação, pois descobrimos “poetas”, “bailarinos”, “atores”, “cantores”, etc. Foi um momento em que todos se divertiram – não apenas os professores, mas principalmente nossos alunos. Neste evento, conhecemos personagens, países, culturas de vários lugares e principalmente os talentos ocultos em cada estudante.
Vimos que a caracterização de “Chaves”, “Chiquinha”, ”Chapolin Colorado”, “Zorro”, “Dançarina de tango e flamenco” eram apenas umas de tantas outras caracterizações que surgiram nesse momento cultural.
No fim, descobrimos que a parceria, quando é realizada com um objetivo comum, dá certo.

Alunos que participaram de atividades práticas sobre cultura espanhola

Nenhum comentário:

Postar um comentário