Imponente e belo são os adjetivos adequados para definir o ponto mais alto do território uruguaio, com 513,66 msnm (metros sobre o nível do mar), localizado no norte do departamento de Maldonado, no município de Aiguá, na Serra Carapé.
Na altitude deste lugar, encontramos o famoso "Cerro Catedral ou Coronilla", como é conhecido. Com uma visão panorâmica, podemos observar lindas paisagens e conhecer uma vegetação diferenciada. Na medida em que subimos a serra, vamos sentindo as baixas temperaturas e os fortes ventos.
O vento nesta região é o grande responsável pelo Parque Eólico, no qual sua força é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. A eletricidade produzida nestas fontes alternativas foi uma maneira encontrada para diminuir a dependência do petróleo e do carvão.
O Parque Eólico faz parte de uma parceria do Brasil com o Uruguai. Em janeiro deste ano, a presidente Dilma Rouseff participou da inauguração do Parque, que teve suas obras iniciadas no ano de 2013. Acredita-se, se tudo sair como foi projetado, em 2016 o Uruguai será o país com a maior porcentagem de energia eólica em sua oferta no mundo.
A grandeza das hélices impressiona, assim como o vento nesta região. Um convite para os amantes da natureza, os interessados na geografia, os estudantes de engenharia ou simplesmente uma estudante de intercâmbio como eu.
"Parque Eólico" |
"Cerro Catedral" |