domingo, 24 de maio de 2015

A beleza do ponto mais alto do Uruguai

Imponente e belo são os adjetivos adequados para definir o ponto mais alto do território uruguaio, com 513,66 msnm (metros sobre o nível do mar), localizado no norte do departamento de Maldonado, no município de Aiguá, na Serra Carapé. 

Na altitude deste lugar, encontramos o famoso "Cerro Catedral ou Coronilla", como é conhecido. Com uma visão panorâmica, podemos observar lindas paisagens e conhecer uma vegetação diferenciada. Na medida em que subimos a serra, vamos sentindo as baixas temperaturas e os fortes ventos.

O vento nesta região é o grande responsável pelo Parque Eólico, no qual sua força é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. A eletricidade produzida nestas fontes alternativas foi uma maneira encontrada para diminuir a dependência do petróleo e do carvão. 

O Parque Eólico faz parte de uma parceria do Brasil com o Uruguai. Em janeiro deste ano, a presidente Dilma Rouseff participou da inauguração do Parque, que teve suas obras iniciadas no ano de 2013. Acredita-se, se tudo sair como foi projetado, em 2016 o Uruguai será o país com a maior porcentagem de energia eólica em sua oferta no mundo. 

A grandeza das hélices impressiona, assim como o vento nesta região. Um convite para os amantes da natureza, os interessados na geografia, os estudantes de engenharia ou simplesmente uma estudante de intercâmbio como eu. 





"Parque Eólico"

"Cerro Catedral"


quarta-feira, 20 de maio de 2015

Um passeio pela “Ciudad Vieja” em Montevidéu

A “Ciudad Vieja” (Cidade Velha) é o bairro mais antigo de Montevidéu, capital do Uruguai. Um lugar onde o passado e o presente convivem entre os edifícios históricos, as praças e os monumentos interessantes. Caminhar nessa área é um passeio muito agradável e que permite conhecer algumas das principais atrações turísticas da capital uruguaia. 

Meu passeio começa a partir do “Puerto de Montevideo”, onde encontramos a alfândega, responsável pelo controle e movimento de entradas e saídas de mercadorias para o exterior, como também se realiza a cobrança dos tributos pertinentes. À frente do Porto, encontramos o “Mercado del Puerto”, uma espécie de praça de alimentação que reúne alguns dos restaurantes mais tradicionais da cidade. 

O ambiente do mercado é heterogêneo e lá servem, entre outras especialidades, o prato típico uruguaio, o famoso “asado” e vinhos variados. Além disso, encontramos artesanatos, música, entre outros. O mercado é um ponto obrigatório para quem visita a “Ciudad Vieja” de Montevidéu.

Caminhando pelos arredores do mercado, encontramos praças que simbolizam a história do Uruguai. Uma em particular é a “Plaza Constitución”, também conhecida como a “Plaza Matriz”. É a praça mais antiga da cidade e nela há prédios públicos e também a Igreja Matriz (Catedral Metropolitana de Montevidéu), inaugurada em 1804. A igreja é linda em detalhes e significativa para a história, pois em seu interior se guardam os restos mortais de importantes figuras eclesiásticas do Uruguai. 

Seguindo pela Cidade Velha, encontramos a “Plaza Independencia”, a mais conhecida da cidade, que fica no limite entre a Ciudad Vieja e o centro de Montevidéu. Nela está a “Puerta de la Ciudadela”, restos de uma muralha que protegia a cidade antiga, na época colonial. No centro da praça, está a famosa estátua de José Gervásio Artigas, considerado um herói nacional. Abaixo da estátua há um mausoléu que guarda as cinzas do militar.

Ao lado da Plaza Independencia, encontramos o lindo “Teatro Solís”, inaugurado em 1856. Aqui acontecem grandes espetáculos, como música clássica, dança, entre outros. Na praça encontramos também o grandioso “Palácio Salvo”, construído no ano de 1928. Com os seus 95 metros e 27 pisos, foi considerado a torre mais alta da América do Sul por vários anos.

A “Ciudad Vieja” de Montevidéu impressiona por sua arquitetura e sua riqueza em detalhes. Conhecer estes lugares nos leva a uma viagem no tempo e na história.

"Alfândega e o Mercado del Puerto"
"Restaurantes"
"Artesanatos"
"Igreja Matriz"
"Plaza Zabala e Plaza Constitución"
"Puerta de la Ciudadela"
"Plaza Independencia"
"Teatro Solís e Palácio Salvo"





sexta-feira, 8 de maio de 2015

Uruguaios decidem futuro político no Dia das Mães

No próximo dia 10, celebramos o Dia das Mães. Assim como no Brasil, no Uruguai a data é celebrada no segundo domingo do mês de maio. Uma data comemorativa, onde filhos amados presenteiam suas mães de sangue ou de coração com pequenos mimos. Para o comércio, é o momento oportuno para movimentar a economia, para os filhos o momento ideal para reafirmar seu amor e sua gratidão à mulher mais importante do mundo.

Aqui no Uruguai, a data terá dois momentos importantes: a celebração do Dia das Mães e também as eleições departamentais e municipais em todo o país. Os 19 departamentos aguardam ansiosos por aqueles que estarão à frente da capital e de seus municípios. Em Montevidéu, a eleição está disputadíssima, pois o eleito/a comandará o centro econômico do país. Além disso, na disputa está Lucía Topolansky, mulher do ex-presidente Pepe Mujica.

O Uruguai tem um sistema de partidos políticos consolidados. Atualmente cinco partidos contam com representação parlamentária, como: “Frente Amplio: (Izquierda Democrática, Socialdemocracia, Progresismo, Socialismo, Comunismo, Izquierda Moderada), Partido Nacional: (Liberalismo por el sector de Alianza Nacional - Conservadurismo por el sector de Unión Nacional, Centro Derecha), Partido Colorado: (Socialdemocracia, Progresismo, Republicanismo, Liberalismo, Conservadurismo, Centro Derecha), Partido Independiente: (Socialismo Cristiano, Socialdemocracia, Centro izquierda) e a Unidad Popular: (Extrema Izquierda)” .

Diferentes empresas como “Radar, Opción, Cifra, Equipos e Interconsult”, responsáveis pelas pesquisas apontam os favoritos nas intenções de voto para Montevidéu, se por influência de Mujica ou não, Lucía Topolansky (Frente Amplio) está entre os favoritos, disputando o posto com Daniel Martínez (Frente Amplio), Álvaro Garcé (Concertación: Partido Nacional) e também Edgardo Novick (Concertación: Independiente).

As eleições movimentam o pequeno país, pois aqueles que vivem ou estudam na capital Montevidéu “devem” ir ao seu departamento de origem para cumprir seu papel de cidadão. O que faz movimentar o “Terminal Tres Cruces”, o principal terminal de ônibus de Uruguai por concentrar o maior tráfego de passageiros e ônibus, tanto nacionais como internacionais. 

Um domingo agitado e significativo para o país e também para as mães. Sorte aos candidatos e muito amor nesta data marcante que homenageia a mãe e a maternidade. Por estes e tantos motivos, desejo a todas as mães um lindo dia e, em especial, a minha mãe que está no Brasil. ¡Feliz día Mamá!

"Intendencia Montevideo"
  
 

"Terminal Tres Cruces"
¡Feliz día Mamá!